O que engloba esta política?

Enquanto negócio com atividade em vários países, a Domino tem de respeitar a legislação de todos eles, a qual é rigorosamente cumprida pelos colaboradores da Domino que agem sempre com honestidade, justiça e integridade.

A maior parte das questões éticas podem ser resolvidas se tirarmos uns minutos para pensar se estamos a agir de forma justa e honesta para com os clientes, fornecedores, colegas e o público em geral.

Quais são as nossas obrigações?

Temos a responsabilidade de lidar de forma ética com os nossos clientes e fornecedores, colaboradores e o público em geral. Não basta evitar uma conduta antiética; iremos sempre tratar as pessoas com quem contactamos nas nossas atividades comerciais com honestidade, igualdade, respeito e integridade.

Suborno e corrupção

Receber presentes, hospitalidade e incentivos financeiros

Todas as decisões comerciais serão feitas de forma imparcial e justa e não com base em presentes, gratificações ou hospitalidade oferecida. Nem a Domino nem os seus colaboradores solicitarão ou receberão favores, presentes, hospitalidade, empréstimos (ou outros incentivos financeiros) ou outros benefícios (nomeadamente serviços e descontos, bem como bens materiais) de nenhum fornecedor, cliente ou concorrente que influencie o seu julgamento.

Dar presentes, hospitalidade e incentivos financeiros

Nem a Domino nem os colaboradores utilizarão presentes e/ou hospitalidade com a intenção de convencer alguém a agir de forma indevida ou a influenciar um funcionário público no desempenho dos seus deveres.

Os únicos pagamentos que a Domino fará a terceiros estarão relacionados com bens e serviços devidamente facultados à Domino ou com donativos de beneficência legítimos. A Domino não fará qualquer pagamento (direto ou indireto) para garantir ou assegurar um negócio ou para qualquer outro propósito a qualquer funcionário do governo ou colaboradores de qualquer cliente, fornecedor ou concorrente.

Pagamentos de facilitação e subornos

A Domino não faz nem aceita pagamentos de facilitação ou subornos de qualquer espécie.

Donativos

A Domino não faz contribuições a partidos políticos. Fazemos apenas donativos de beneficência legais e éticos ao abrigo da legislação e das práticas locais.

Práticas comerciais éticas e respeitáveis

Práticas de marketing

A Domino irá cumprir todas as normas aplicáveis relativas à publicidade e não utilizará marketing que seja enganoso ou impreciso. A publicidade será sempre de bom tom. Tudo o que for afirmado na publicidade estará devidamente suportado pelas provas necessárias.

Lei da concorrência

A Domino irá cumprir toda a legislação comercial e da concorrência. Os clientes da Domino serão tratados de forma justa e imparcial e não haverá termos comerciais ou outros tratamentos preferenciais para nenhum cliente em violação de qualquer lei. A Domino proíbe absolutamente consultas ou qualquer outro tipo de interação com concorrentes relativamente a preços, clientes ou territórios.

Proteção ambiental

A Domino acredita que todos têm a responsabilidade de proteger o ambiente e a vida humana. Nenhum indivíduo empregado pela Domino irá conscientemente comprar para utilização na Domino, ou eliminar, exceto de acordo com a lei, qualquer produto químico ou outra substância que seja ilegal.

Relatório de práticas e informação financeira

A Domino irá registar e reportar todas as informações necessárias, incluindo registos de contabilidade de forma atempada, precisa e completa. Todos os registos serão guardados conforme necessário.

Todas as contas e registos deverão seguir os princípios de contabilidade aceites e todas as leis e regulamentos aplicáveis.

Integridade do produto

É necessário que exista uma integridade rigorosa do produto para a Domino atingir os seus objetivos de qualidade e garantir a sua reputação de produtos de qualidade. A Domino nunca irá ocultar conscientemente um trabalho ou material defeituoso, falsificar registos, produzir certificações falsas ou fazer alegações falsas relativamente aos seus produtos.

Saúde e segurança

Responsabilidades perante os colaboradores

A Domino acredita que todos os seus colaboradores devem trabalhar num local seguro, desfrutando de igualdade de oportunidades na promoção e na progressão. A Domino irá cumprir todas as leis e os regulamentos relativos à saúde, segurança e outros semelhantes. A Domino está empenhada em assegurar condições de trabalho seguras em todas as instalações.

Todos os colaboradores da Domino irão desfrutar de um ambiente de trabalho livre de assédio e discriminação. A Domino não tolera atos de discriminação ou assédio. Em particular, a Domino não irá:

• discriminar de forma ilícita qualquer pessoa com base, por exemplo, em questões de raça, sexo, idade, orientação sexual, gravidez, filiação política, sindicalização, estado civil, nacionalidade, contexto étnico, religião ou deficiência; ou
  • violar a dignidade de uma pessoa ao exercer sobre ela assédio ou abuso (por qualquer motivo que seja), castigo corporal, coerção psicológica ou física ou a ameaça de tratamentos deste tipo.

Direitos humanos e comércio ético

A Domino tem um compromisso para com os direitos humanos e o comércio ético nas suas atividades comerciais e práticas de emprego.

A Domino irá cumprir todas as leis e regulamentos locais, as instruções das autoridades competentes ou práticas locais da indústria apropriadas relativamente às condições de trabalho, nomeadamente horas, salários e subsídios (incluindo o salário mínimo), bem como as horas extraordinárias.

A Domino não tolera nem adota práticas de trabalho ilegal. Especificamente, não iremos:

• contratar conscientemente pessoas menores de 16 anos;
  • usar mão de obra prisional involuntária ou mão de obra forçada;
  • solicitar que ninguém entregue identificação emitida pelo governo, passaportes ou autorizações de trabalho à Domino como condição de emprego (exceto a entrega temporária de confirmação de identificação ou formalidades governamentais);
  • contratar conscientemente qualquer pessoa abaixo da idade de conclusão da escolaridade obrigatória ao abrigo da legislação local.

Robert Pulford

CEO, Domino Printing Sciences plc